Ingredientes:1 chávena de açúcar
½ de chávena de água
2 Chávenas de açúcar branco fino
2 chávenas de leite gordo (usei meio gordo e funcionou perfeitamente)
2 Chávenas de ovos
1 limão grande (raspa)
1 colher de chá de essência de baunilha (não coloquei)
(Medida: Chávena 240ml)
Modo de preparação:
Num tachinho junte ½ chávena de água com 1 chávena de açúcar. Deixe ferver em lume médio até virar caramelo.
Enquanto isso faça o pudim! Junte 2 chávenas de açúcar fino com as raspas de 1 limão e ajude a soltar os aromas esfarelando com as mãos (eu utilizo a vara de arames).
Acrescente 2 chávenas de ovos inteiros e peneirados, e envolva bem sem bater demasiado para não criar espuma.
Por último acrescente 2 chávenas de leite gordo e mexa até não sentir os cristais de açúcar. Acrescente 1 colher de chá de extrato de baunilha (opcional) e esta pronto o creme do pudim.
Cubra a forma com o caramelo. Deite o creme por cima, tape e leve ao forno pre-aquecido a 180º, dentro de um tabuleiro com água.
Deixe cozer por 1hora a 1h30 .
Depois deixe arrefecer completamente levando-o ao frigorífico assim que atingir a temperatura ambienete e finalmente desenforme quando estiver bem frio, regando com o caramelo que fica agarrado ao fundo da forma.
Se ficar muito caramelo no fundo pode aquecer a base da forma ao lume para voltar a derretê-lo e verter por cima do pudim.
Faz um pudim médio, não muito alto, mas pode-se semrpe dobrar a receita para quantidades maiores. Depois deve-se ter em atenção que o tempo de cozedura no forno também vai aumentar.
Este doce é simplesmente divinal e até irrita de tão simples que é. Óptimo para dias frescos e para desenjoar dos bolos!
Fonte kitchenstherapy.blogspot.com/